Com o olhar voltado para o futuro, o Colégio Ethos afirma sua proposta de educar e formar cidadãos autônomos, sabedores da sua importância de homens no processo de transformação do mundo e capazes de analisar e compreender a realidade com objetividade, tranquilidade e justiça.

Defende-se a prática educacional que busca formar indivíduos críticos e atuantes, nesse sentido, confirma o seu posicionamento fundamentado em uma filosofia ética e moral de valores e na busca da educação integral da pessoa.

O Colégio Ethos enfatiza o sentimento, que expressam o senso e a consciência do ser humano, privilegia-se um trabalho pedagógico que busca excelência baseada principalmente em experiências que garantam a apropriação do conhecimento, como desvelamento da realidade a ser transformada. Nesse contexto, o educador é mediador na construção desses conhecimentos significativos. Paralelamente o aluno, centro educativo respeitado na sua individualidade, estimulado a inserir-se de forma participativa e transformadora na sociedade em que vive.

A proposta do Colégio Ethos torna-se, portanto, um estilo de vida e uma pedagogia assumida por toda sua comunidade, composta por:

• Alunos conscientes do seu papel na história da humanidade;
  • Educadores conhecedores e comprometidos com suas responsabilidades no processo de transformação social;
  • Pais integrados e participativos no processo de educação e formação do homem integral.